Entenda porque o seu carro pode não ligar após esquecer o farol aceso ou a chave na ignição por muito tempo. Para isso, precisamos conhecer algumas peças do seu carro ou moto.
O componente que tem a função de armazenar energia pra ligar o seu veículo é a bateria. Essa energia da bateria é também utilizada para o funcionamento do rádio, do GPS, das luzes internas e dispositivos elétricos em geral. Na bateria ocorre uma reação de transformação da energia química em elétrica, e é essa energia utilizada para dar a partida no veículo e para o funcionamento de toda parte elétrica.
Com o passar do tempo, chega um momento em que a bateria não consegue mais armazenar carga, e isso em média acontece entre 2 a 3 anos, a depender de sua qualidade, de sua amperagem e da adoção de hábitos que ajudam na conservação da carga. Se o seu veículo começou a dar falhas na partida, vale a pena pesquisar se o problema não está na bateria.
A baixa carga na bateria também pode ocorrer por alguns hábitos errados, que talvez você nem saiba que podem ser danosos para a peça. Portanto, reunimos algumas dicas pra lhe ajudar a conservar a sua bateria.
· Não deixe a chave de ignição ligada, sem dar a partida no veículo, por muito tempo, pois ela rouba a carga da bateria;
· Não esqueça dos faróis ligados com o veículo desligado;
· Não fique por muito tempo com o som ligado com o veículo desligado;
· Fique atento a luzes de porta luvas e de porta traseira que não se apagam;
· Não deixe o alarme disparado por tempo prolongado;
· Apague as luzes internas ao sair do veículo;
· Faça manutenção preventiva no veículo;
· Levante os vidros antes de desligar o veículo;
Um dos momentos que mais exige esforço da bateria é quando você vai ligar o veículo. Por isso é importante que componentes como ar condicionado, faróis e som estejam desligados pra não gerarem sobrecarga. Quando a bateria é acionada sem que o motor esteja ligado, sua carga vai sendo consumida sem que ela seja recarregada pelo alternador (peça que converte energia mecânica em energia elétrica), e não consegue fornecer energia suficiente para dar a partida do veículo.
Mesmo tendo conhecimento desses hábitos que listamos acima, pode acontecer de esquecermos vez ou outra uma luz acesa, então é sempre recomendado que tenha em seu veículo um cabo de transmissão para dar carga necessária pra o funcionamento da bateria, o famoso cabo de chupeta. Porém, tenha em mente que dar essa carga pode ser apenas um paliativo para ela voltar a funcionar naquele momento, então é necessário identificar se há algum problema maior que envolva a parte elétrica do veículo, como os exemplos abaixo:
· Alterador com defeito;
· Adaptações feitas em equipamentos de multimídia que podem roubar carga da bateria;
E você sabe como transferir carga (“fazer uma chupeta”) de um veículo para outro?
“Fazer uma chupeta” significa que o seu carro vai chupar carga da outra bateria. Para isso é necessário ter um cabo de transferência com polos negativos e polos positivos, específico para essa finalidade, e um carro com a bateria em ótimo estado. Confira o passo a passo de como fazer a transferência de carga de uma bateria pra outra.
1. Estacione o veículo com a bateria boa próximo ao com a bateria descarregada;
2. Desligue ambos os carros e seus os componentes elétricos;
3. Faça a conexão dos cabos. Comece pelo cabo vermelho, o positivo, conectando os polos positivos (+) de cada bateria, começando pela bateria boa. Depois, o cabo preto deve ser ligado ao polo negativo (-) de cada bateria, iniciando pela bateria boa. Ao invés de ligar o polo negativo do cabo no terminal negativo da bateria arriada, você pode optar por conectá-lo a uma parte metálica limpa e sem pintura (aterro). Se houver tampa plástica no terminal da bateria, retire antes de fixar o grampo do cabo. Se houver corrosão nos terminais, limpe-os antes de fazer a transferência de carga, e teste se o veículo liga.
4. Os cabos positivos e negativos não podem encostar um no outro, sob o risco de acidentes;
5. Dê a partida no carro “doador” de carga, aguarde por alguns minutos;
6. Ligue o carro que está recebendo a carga.
7. Desligue o carro “doador”. Retire os cabos de transferência na ordem inversa que foram conectados.
Se você seguiu todas as etapas e ainda assim o seu carro não funcionou, ou se você ainda tem dúvidas em como fazer esse procedimento, chame um profissional qualificado para lhe auxiliar. Se você tiver seguro vale a pena também acioná-lo. A seguradora pode enviar alguém qualificado pra te ajudar no procedimento ou pode enviar um reboque.
Se o seu carro funcionou, dê algumas voltas com ele pra que que o alternador possa recarregar a bateria por completo. Fique atento à frequência com que a bateria descarrega. Se isso acontecer várias vezes, é importante que um profissional qualificado faça uma avaliação em seu veículo. E o mais importante, mantenha as revisões do seu carro sempre atualizadas. A Menor Preço indica sempre a manutenção preventiva, pois é a melhor maneira de evitar problemas e garantir a durabilidade dos componentes em seu veículo.
FONTES:
https://plazamotors.com.br/blog/afinal-como-funciona-a-bateria-do-carro#:~:text=Como%20a%20bateria%20do%20carro,s%C3%A3o%20banhadas%20por%20%C3%A1cido%20sulf%C3%BArico
Comments