Seu veículo apresenta sons estranhos no momento da partida? O motor parece não estar funcionando corretamente?
O problema pode estar nos cabos e velas do sistema de ignição!
Quer aprender mais um pouco sobre essas peças? A Menor Preço tira as suas dúvidas e ajuda você a economizar com a manutenção de seu veículo!
O que são cabos e velas de ignição?
Ambos são peças que fazem parte do sistema de ignição do seu veículo.
Qual a função deles?
A função dos cabos de velas é conduzir a corrente elétrica do transformador ou bobina até a vela de ignição, que por sua vez é a peça que vai gerar a faísca para promover a queima da mistura de ar e combustível no cilindro e ativar os pistões na câmara de combustão. Esse ar inflamável gera a explosão que movimenta os pistões e consequentemente o motor. Ou seja, as velas são responsáveis por inflamar o combustível e trocar calor com o motor.
O adequado funcionamento das velas e dos cabos estão ligados à partida do veículo, ao bom funcionamento do motor, ao consumo do combustível e à emissão dos gases poluentes. Quando uma vela não está em bom estado, o veículo pode até mesmo não funcionar.
Quais os principais problemas que as velas e cabos podem apresentar?
·A velas podem sofrer desgaste por erosão no eletrodo, gerando falhas na partida do motor, queda no rendimento e da potência nas ultrapassagens. Aditivos corrosivos presentes na gasolina de má qualidade, e alguns óleos lubrificantes também podem corroer o próprio eletrodo.
·Superaquecimento das velas, gerando derretimento dos eletrodos, e consequentemente falha na produção das faíscas. Geralmente acontece pelo uso de velas inadequadas para o modelo do seu veículo. Em situações de temperaturas muito mais altas do que as suportadas pelo motor, o eletrodo pode se fundir e o combustível passa a ser queimado não pela faísca, e sim por fogo em brasa (incandescência), danificando seriamente o motor.
·Carbonização. Esta geralmente ocorre em situações conhecidas como “mistura rica”, ou seja, quando há mais combustível do que o oxigênio necessário para promover a sua queima completa, gerando sobra de combustível e carbonizando a vela. Pode ainda ser causado por filtro de ar sujo, ponto de ignição atrasado, entre outros fatores.
Quanto aos cabos, os principais problemas são mal encaixe, ressecamento, rachaduras e oxidação, gerando falhas na condução da corrente elétrica e consequentemente queda de rendimento, falhas na ignição e no motor.
Quando devo trocar as velas e os cabos de velas?
O ideal é sempre consultar o Manual do Proprietário. É lá que você vai encontrar as informações específicas sobre a duração das peças de seu veículo. Normalmente a verificação da vela é indicada entre 10 a 15 mil km rodados, e a sua troca a cada 40 mil km rodados, podendo ser antes.
Quanto à substituição dos cabos de velas, esta é indicada entre 20 e 40 mil km rodados, porém consulte sempre o manual, pois essa duração também pode variar de um veículo para o outro. Geralmente quando se troca o cabo de vela é recomendado também a substituição das velas.
Mas não basta confiar apenas na quilometragem para troca de peças, ok? Já parou para pensar que quando ficamos muito tempo no engarrafamento estamos queimando combustível, e sem alterar a quilometragem? Pois é, por isso que nem sempre podemos nos basear somente na quilometragem para fazer a troca das peças, pois em um engarrafamento o sistema de ignição continua trabalhando, e o ponteiro de quilometragem não sai do lugar... Então a manutenção preventiva é sempre a melhor saída.
Nós da Rede Menor Preço assumimos esse compromisso de orientar nossos clientes, e estaremos sempre postando curiosidades sobre peças e manutenção de veículos em uma linguagem que VOCÊ compreende. Assim fica fácil economizar com a manutenção preventiva, e com o combustível de qualidade e a preço justo que só a Menor Preço te oferece!
Fontes: https://garagem360.com.br/manutencao-velas-cabos-ignicao/
https://blog.jocar.com.br/cabo-de-vela-peca-indispensavel-para-o-funcionamento-do-motor/
https://www.minutoseguros.com.br/blog/trocar-os-cabos-de-vela/
https://chiptronic.com.br/blog/o-que-fazer-quando-vela-de-ignicao-fica-carbonizada
https://www.canaldapeca.com.br/blog/9-defeitos-vela-de-ignicao/
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