O sistema de injeção eletrônica substituiu os antigos carburadores. Além de reduzir a emissão de gases poluentes, a injeção eletrônica melhorou sensivelmente o desempenho dos automóveis.
Esse sistema é formado pela central de informações, sensores e atuadores, e é responsável por comandar a alimentação do combustível e gerenciamento do motor. É ele que determina o quanto de combustível e de ar que entram no motor.
Combustão mais eficiente e econômica, ocasionando um maior rendimento do motor, já que o sistema de injeção define a combinação perfeita de combustível e ar para cada faixa de rotação do motor.
Partidas mais rápidas que nos motores a carburador;
Menor emissão de gases poluentes;
Para que o sistema de injeção eletrônica funcione adequadamente, a bateria do automóvel deve estar em perfeitas condições de funcionamento e ser no modelo adequado para o seu veículo. Acompanhe as nossas redes sociais que esse vai ser o próximo assunto de nosso post.
Sempre que você gira a chave na ignição, a central é acionada, e essa vai checar o funcionamento de diversos componentes do carro, e em seguida a bomba de combustível entra em funcionamento. Enquanto isso algumas luzes no painel ficam acesas, até que a sua checagem seja concluída. Se detectado algum problema, a luz de injeção ficará acesa ou irá piscar. Essas falhas ficam registradas na memória da central, e é através desse registro que se consegue escanear o veículo para diagnosticar possíveis problemas.
Em regra, luz de injeção acesa ou piscando indica problema em algum dos componentes do sistema de injeção, e requer que o veículo seja avaliado por um profissional qualificado, que tenha o aparelho “scanner” para diagnosticar onde está a falha.
Os principais problemas relacionados ao funcionamento inadequado do sistema de Injeção Eletrônica são:
· Motor engasgando e com baixo rendimento;
· Falha na partida: motor que não liga de primeira e é difícil de “pegar”.
· Consumo elevado de combustível: o veículo começou a consumir mais que o de costume;
· Aceleração da marcha lenta;
Se a luz de injeção no painel acender e apagar logo em seguida, não é indicativo de problema, significa apenas que o sistema está sendo verificado. Caso ela se mantenha acesa por pouco tempo e apenas de vez em quando, normalmente é um problema simples, podendo ser a sonda lambda, mau contato entre os pluges dos sensores ou problema no catalisador, então vale a pena investigar, a fim de evitar problemas mais graves.
Se luz da injeção se mantiver piscando, é necessário que encaminhe o veículo com urgência a uma oficina especializada. Nesse caso, o veículo pode até mesmo não funcionar.
Lembre-se sempre da importância da manutenção preventiva. Ela ajuda a identificar defeitos simples, de baixo custo para reparo, mas que podem evitar danos em componentes mais caros do veículo e principalmente mantê-lo seguro para o condutor e passageiros.
É recomendado que o sistema de injeção eletrônica seja revisado a cada 10 000 quilômetros ou a cada seis meses, o que ocorrer primeiro, porém consulte o manual do proprietário a fim de verificar a recomendação exata do fabricante para o seu tipo de veículo.
Fontes:
https://www.moura.com.br/blog/o-que-e-injecao-eletronica/#:~:text=O%20sistema%20de%20inje%C3%A7%C3%A3o%20eletr%C3%B4nica%20foi%20criado%20para%20subs
https://doutormultas.com.br/luz-injecao-eletronica-acesa/
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