Se você já abasteceu o seu veículo e o ponteiro não saiu do lugar, esse post foi feito pra você! Entenda os principais motivos que levam a marcações incorretas no mostrador de combustível.
A Boia é a peça responsável por fazer a medição do nível de combustível no reservatório do seu veículo e “comunicar” ao indicador de combustível quanto ao nível do fluido no reservatório, conforme a calibração da escala efetuada pelo fabricante. Tanto a boia quanto o indicador são peças essenciais, pois sinalizam ao condutor quando esse deve abastecer o seu veículo. Ninguém deseja passar pelo transtorno de uma pane seca, certo? Além de estar sujeito a uma multa por infração média, há o custo extra com galão de emergência, e uma grande perda de tempo!
A escala do mostrador de combustível não é linear, ou seja, não vai descendo gota a gota à medida que o combustível vai sendo consumido. Pode-se rodar vários quilômetros, e o ponteiro não sair do lugar, e somente após uma determinada quantidade de combustível ser consumida, é que a agulha do indicador vai se deslocar indicando que houve consumo. Pelo mesmo motivo é que pode acontecer de abastecermos com uma pequena quantidade de combustível e o mostrador não sair do lugar, fazendo-nos desconfiar do volume de combustível que foi colocado em nosso veículo (Mas se surgir a dúvida, pode solicitar o teste de vazão! Dá uma vasculhada aqui em nosso blog, que já falamos sobre ele). A quantidade de combustível consumida necessária para alterar a marcação no mostrador vai depender das especificações feitas pelo fabricante, e varia conforme o modelo do veículo.
A boia, que é feita de material plástico, fica flutuando na superfície do combustível, conectada à resistência ou a um sensor eletrônico (modelos mais modernos) por uma vareta metálica. Com o tempo, pode haver corrosão na boia. Quando isso acontece, a boia afunda no líquido e deixa de marcar corretamente o nível de combustível no reservatório, podendo o ponteiro subir e depois cair pela metade ou ficar oscilando. Ao trocar a peça, é necessário que seja feita a calibração correta para não ocorrer diferença entre o que é identificado pelo sensor e o que é marcado no mostrador.
Pode ainda acontecer de você abastecer o carro e o ponteiro ficar sempre na reserva, o que é indicativo de defeito no sensor de nível. Já se houver um problema no mostrador de combustível, e em outro mostrador ao mesmo tempo (de temperatura, por exemplo), vale desconfiar que o problema é no fusível. Defeitos no mostrador são mais raros, mas podem acontecer. Depois de verificar se o problema não é com a boia, sensor e nem com o fusível, vale a pena investigar o mostrador.
Mito ou verdade? Estacionar na ladeira altera o nível de combustível sinalizado no mostrador?
Verdade! Quando o veículo está em um plano inclinado, o nível de combustível no reservatório permanece reto, porém a boia inclina junto ao veículo. Desse modo, o marcador pode sinalizar um nível maior ou menor de combustível.
Para preservar a boia e o sensor sugerimos que não ande com o carro na reserva por muito tempo, não deixe ficar na reserva com frequência e use sempre um combustível de confiança. Portanto, tenha sempre em mente que a Menor Preço tem o combustível de qualidade que ajuda na preservação das peças do seu veículo! Abastecendo sempre na Rede Menor Preço e fazendo as manutenções conforme o manual do fabricante, a vida útil do seu veículo está assegurada!
Fontes: