Já chegou no posto e bateu a dúvida com qual gasolina abastecer? A Rede Menor Preço te explica a diferença entre a comum e a aditivada, e quando usar cada uma delas.
A gasolina aditivada possui a mesma composição da gasolina comum, inclusive o mesmo teor de etanol e octanagem (capacidade de resistência do combustível à detonação), porém possui substâncias aditivas e dispersantes químicos, cuja função é promover a limpeza do sistema de alimentação do combustível, protegendo o motor, bico injetor, velas e válvulas de admissão. À gasolina aditivada ainda são acrescidos corantes com o intuito de modificar a sua coloração.
Os aditivos de caráter detergente promovem o despreendimento de resíduos nas paredes do tanque de combustível, e os dispersantes removem essa sujeira, evitando entupimentos. Existem ainda os aditivos modificadores de atrito, que formam uma película protetora nas partes internas do motor, gerando menos atrito entre as peças, e consequentemente poupando energia, o que também contribui para que o seu veículo desempenhe sua performance real, nem a mais e nem a menos do que o esperado pelo fabricante do seu automóvel.
Quando usar a gasolina comum e quando usar a aditivada?
A gasolina comum é indicada em situações onde o veículo roda a velocidades mais altas, sem tantas paradas, como nas estradas. Já a gasolina aditivada é indicada para veículos que transitam muito em cidades, em marchas mais lentas (“anda e para”), pois essa condição gera maior acúmulo de resíduos, já que motor não chega a aquecer até o ponto de funcionamento ideal.
No entanto, para veículos que já rodaram milhares de quilômetros utilizando apenas gasolina comum, não indicamos o uso da aditivada sem antes ser feita uma limpeza no motor, pois o excesso de resíduos resultantes da oxidação da gasolina comum poderão estar concentrados nas paredes do motor, e se desprenderem em contato com os aditivos. Nessa situação, as substâncias presentes na gasolina aditivada já não se encontram em quantidade suficiente para promoção da limpeza desses resíduos, causando ainda mais danos ao motor. Essa recomendação também é válida para carros mais antigos, que possuem sistema de carburador, devido à grande quantidade de sujeira produzida por esses motores.
Vale relembrar que a gasolina mais apropriada para o seu veículo está especificada no manual do proprietário. Modelos esportivos e veículos importados podem necessitar de gasolina com octanagem superior à da gasolina comum/aditivada. Portanto, sempre consulte o manual para garantir um melhor funcionamento e preservação do seu veículo.
Qual o custo da gasolina aditivada em comparação à gasolina comum?
Por ser uma gasolina com substâncias adicionais, o valor dela é superior ao da gasolina comum. Mas nós da Rede Menor Preço, preocupados com a preservação do seu veículo, disponibilizamos aos nossos clientes a gasolina aditivada pelo mesmo preço da gasolina comum. Cuidar do seu veículo e fazer você economizar com manutenção são algumas de nossas prioridades!
Quem fiscaliza a qualidade da gasolina comum e da aditivada?
A resolução ANP Nº 9/2017 define as obrigações quanto ao controle da qualidade que devem ser atendidas pelos agentes que comercializam o produto em todo o território nacional. Já as Resoluções ANP nº 40/2013, Nº 30/2015 e Nº 684/2017 estabelecem as especificações da gasolina de uso automotivo comercializadas no Brasil.
Fontes
Comments