Ambos são empresas envolvidas na cadeia de distribuição e venda de combustíveis, respectivamente.
O distribuidor é a pessoa jurídica, devidamente autorizada pela ANP, responsável por fazer a retirada do combustível nas refinarias e transportá-lo até os postos revendedores de uma determinada região. O papel da empresa distribuidora compreende aquisição, armazenamento, mistura, transporte, comercialização e controle de qualidade dos combustíveis líquidos, quando armazenados ou transportados sob sua responsabilidade (ANP 58/2014). Para ser distribuidor, a resolução ANP 58/2014, faz uma série de exigências, desde documentação legal até o capital social mínimo necessário. Quanto às formas de armazenamento e transporte dos derivados de petróleo, essas se encontram dispostas na resolução 42/2011.
Os postos de combustíveis são as empresas responsáveis pela revenda varejista de combustível automotivo, e devem dispor de equipamentos medidores e sistemas para seu armazenamento. Essas empresas podem ter um contrato de exclusividade com a distribuidora ou trabalhar conforme pedidos mensais. Para que um posto de gasolina seja instalado e entre em funcionamento, deve passar por uma vistoria detalhada da ANP.
Vale ressaltar que os combustíveis vendidos nas refinarias não são os mesmos revendidos para o consumidor final nos postos de combustíveis. Tomando como exemplo a gasolina, ao tipo A vendido nas refinarias é adicionado pelo distribuidor o Álcool Anidro, adquirido nas usinas produtoras, nas proporções e especificações definidas pela legislação em vigor, dando origem à gasolina C. Do mesmo modo, ao Diesel adquirido nas refinarias, compete ao distribuidor promover a mistura desse com o biodiesel, que passa a ser chamado de Diesel B12. Ao revendedor somente é permitida pela ANP a comercialização da gasolina C, assim como só é permitida a comercialização do Diesel B12.
A existência da distribuidora como uma das empresas intermediárias entre a refinaria e posto revendedor, aliados à alta carga tributária de impostos federais e estaduais sobre o combustível, ao custo do etanol anidro e do biodiesel - para a gasolina e para o diesel respectivamente -, é que fazem com que o preço dos combustíveis não seja determinado exclusivamente pelas variações de custos nas refinarias, visto que essas compõem apenas uma única parcela do preço total do combustível na bomba. Além disso, o combustível pode ser de origem importada, e nesses casos a queda do preço na refinaria não exerce impacto no valor da revenda para o consumidor final.
Agora você já sabe a diferença entre uma refinaria, um distribuidor e um posto revendedor, além de entender melhor sobre a formação do preço dos combustíveis, compartilhe essa informação com seus amigos. Juntos, nós da Menor Preço e você, faremos a diferença ao levarmos conhecimento aos nossos atuais e futuros clientes.