top of page
Buscar
Foto do escritorpostosmenorpreco

QUAL O MELHOR CÂMBIO: MANUAL OU AUTOMÁTICO?


Na hora de comprar o seu carro, essa é uma dúvida que pode surgir e lhe deixar super indeciso devido às divergentes opiniões entre condutores. Para facilitar a sua compreensão e a sua escolha, a Menor Preço trouxe as vantagens e desvantagens do câmbio manual e do automático. Daí é só analisar e ver qual a melhor opção pra você!


CÂMBIO AUTOMÁTICO

A principal vantagem do câmbio automático é o conforto que ele traz, especialmente se você pega muito engarrafamento e precisa fazer trocas constantes de marchas. Você também tem um maior controle do volante, pois consegue permanecer mais tempo com as duas mãos nele enquanto dirige. Opção também ideal pra quem tem dificuldades pra dirigir, e uma certa insegurança no trocar de marchas e no controle da embreagem.


Em contrapartida, os custos com manutenção tendem a ser mais altos, devido à maior tecnologia empregada nesse sistema. Tecnologia essa que foi pensada, inclusive, por dois brasileiros, Fernando Iehly de Lemos e José Braz Araripe, que venderam a patente para a General Motors em 1932.


Antigamente o consumo de combustível no câmbio automático era um pouco mais elevado devido às eventuais trocas de marcha em alta rotação. Com os modelos CVT (Transmissão continuamente variável) a rotação tem se mantido praticamente inalterada e o consumo de combustível reduzido. Nos modelos automáticos convencionais, a diferença de consumo vai depender muito de como o veículo é conduzido, mas normalmente carros manuais tendem a ser mais econômicos, considerando que as trocas de marcha sejam feitas adequadamente.

No câmbio automático você também tem a opção de mudar para o manual quando desejar um maior controle sobre as marchas.


Vale ressaltar que no automático, quem decide a marcha é o veículo, portanto, para a sua segurança é importante não se descuidar da manutenção preventiva, pois um erro nesse sistema pode gerar acidentes.


CÂMBIO MANUAL

Modelo defendido por quem não abre mão do controle total sobre os comandos do carro, os apaixonados por direção e os que utilizam veículos para competições profissionais. Ideal também pra quem não precisa enfrentar muito trânsito pesado.


Em situações de ultrapassagem, onde é necessário definir com agilidade sobre um maior ou menor torque, a decisão é tomada pelo condutor, que adquire maior controle sobre a potência que é transferida às rodas.


A manutenção é mais barata, mas a durabilidade é menor, e exige reparo com maior frequência.


Se a troca de marchas for feita de forma incorreta, o consumo de combustível tende a ser maior, e pode haver desgaste do disco de embreagem e rolamentos, portanto fique atento às rotações, e faça as trocas de marcha corretamente para garantir um menor consumo de combustível.


Se você possui um carro manual e está trocando o seu veículo para um com câmbio automático, tenha bastante atenção nessa fase de adaptação ao novo modelo. Não é incomum os motoristas confundirem os comandos e ocasionarem acidentes.

Agora que você já sabe os prós e contras de cada um, analise como é o seu dia a dia, o ambiente em que trafega, se você pega muito engarrafamento ou se o trânsito de sua cidade é tranquilo; analise os custos com manutenção e compra, e se a sua prioridade é o conforto ou o total controle sobre os comandos do carro. O melhor câmbio será aquele que melhor se adapta à sua realidade!


E não se esqueça: abasteça sempre na Menor Preço, a única Rede que te proporciona conhecimento, economia e combustível de qualidade.



Fontes:

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page