Se você acha que pneus só precisam ser calibrados quando estiverem murchos ou antes de viajar, você pode estar comprometendo a sua segurança e a vida útil dos pneus. Acompanha esse conteúdo e entenda melhor os motivos para manter os pneus sempre calibrados corretamente.
Por que devo calibrar os pneus?
A calibragem adequada dos pneus é importante para economizar combustível, aumentar a durabilidade dos pneus, promover maior segurança ao condutor e passageiros e reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera.
A Menor Preço trouxe algumas dicas para te ajudar a calibrar os pneus do seu veículo corretamente:
01) Verifique a calibragem indicada no manual do fabricante, conforme o peso que o seu carro está carregando. Calibrar de forma diferente da indicada pelo fabricante pode diminuir a vida útil dos pneus, aumentar o consumo de combustível, gerar perda na mobilidade da direção e diminuir a segurança, especialmente em dias de chuva, onde pneus com baixa calibragem favorecem a aquaplanagem. Quando a pressão está acima da recomendada, pode ocorrer desgaste prematuro da suspensão e menor aderência dos pneus ao solo.
02) Não calibre os pneus quando estiverem quentes. A pressão indicada pelo fabricante é sempre calculada com os pneus frios. Não rode mais que 02 quilômetros antes de calibrar os pneus.
03) Verifique a calibragem toda semana, ou no máximo a cada 15 dias, e sempre que for viajar. Não esqueça de conferir a calibragem do estepe. Ao calibrá-lo, considere até 5psi acima dos demais, pois ele murcha mais facilmente.
04) Calibrar com nitrogênio mantém a pressão estável por mais tempo nos pneus; embora o custo seja superior, gera uma grande economia de tempo, pois os pneus demoram mais para descalibrar;
Onde encontrar a informação sobre a calibragem adequada?
No manual do proprietário, na porta do condutor ou do lado de dentro da tampa do bocal de combustível;
Confira agora o passo a passo de como fazer a calibragem:
· No calibrador, digite o número de libras adequado para o seu veículo e acione o equipamento;
· Retira a tampa da válvula do pneu (pito);
· Se houver trava na ponta do calibrador, aperte-a;
· Encaixe a mangueira do calibrador na válvula do pneu;
· Aguarde o apito de pressão ideal;
· Retire a mangueira;
· Recoloque a tampa da válvula;
Se os pneus do seu carro estão descalibrando muito rapidamente, pode ser problema na válvula ou o pneu pode estar perfurado. Nesse caso, vale a pena procurar uma borracharia pra te ajudar a solucionar o problema.
Vai calibrar seus pneus? Aproveite pra fazer isso em um dos postos da Rede Menor Preço. A maioria de nossas unidades espalhadas pela Bahia possui calibradores disponíveis para os nossos clientes.
FONTES:
Comments