A gasolina brasileira diferente de outros países em relação ao seu teor de etanol anidro (EAC). Conforme legislação vigente no país, esse percentual de EAC atualmente é de 27% na gasolina comum e na gasolina aditivada (portaria MAPA 75/2015). Já nos EUA e Europa a gasolina é vendida com até 10% de Etanol (E10). A concentração de etanol, juntamente com o percentual de hidrocarbonetos (teor de heptano e isoctano), são responsáveis pelas variações na octanagem (resistência à detonação) da gasolina comum/aditivada, o que gera algumas implicações no funcionamento e rendimento do motor do seu veículo, principalmente os importados.
Para o funcionamento adequado do motor, é necessário que a queima da gasolina ocorra no tempo e modo projetados, de forma a promover o aproveitamento desejado das pressões internas sem danificar os mecanismos envolvidos nesse processo. Os carros vendidos no Brasil, especialmente com fabricação americana ou europeia, são projetados para funcionar em nível ótimo com os padrões específicos do combustível do país de origem.
Para que possam ser comercializados no Brasil, são exigidos aos fabricantes de carros importados uma adequação dos sistemas para o bom funcionamento dos veículos (“tropicalizar os carros”), como mudança na taxa de compressão do cilindro, ou sistemas de gerenciamento eletrônicos que façam a adequação da mistura automaticamente, evitando que a ignição ocorra antes da centelha. Desde que não seja feita a plena adequação pelo fabricante, esses veículos podem apresentar certo grau de incompatibilidade do motor com o combustível vendido aqui no Brasil, o que pode ocasionar falhas e danos ao motor, impactando em sua vida útil e potência.
Dado os impactos das diferentes composições da gasolina no funcionamento do motor, recomendamos que o manual do veículo seja consultado quanto ao tipo de combustível a ser utilizado. No entanto, a legislação brasileira que dispõe sobre o teor de álcool na gasolina vem sofrendo mudanças de tempos em tempos no Brasil, e essa adequação à legislação vigente pode resultar em muitos veículos com seu rendimento e funcionamento do motor prejudicados.
Fontes:
https://www.noticiasautomotivas.com.br/gasolina-pura-e-melhor-estraga-o-motor/
https://jornaldocarro.estadao.com.br/blog-do-boris/gasolina-brasileira-pior-ou-melhor-do-mundo/
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/classificacao-qualidade-gasolina.htm
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI112276-10142,00-A+GASOLINA+PURA+CAUSA+PROBLEMAS+AOS+CARROS+BRASILEIROS.html
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Classificação e qualidade da Gasolina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/classificacao-qualidade-gasolina.htm. Acesso em 05 de maio de 2020.