top of page
Buscar
Foto do escritorpostosmenorpreco

Teste de densidade do Diesel

Atualizado: 9 de jul. de 2020

Você sabia que o consumidor pode solicitar o teste de qualidade do diesel?

É um teste bem simples e rápido, que pode lhe ajudar a sanar qualquer dúvida em relação à qualidade dos combustíveis que estão sendo comercializados.

Todos os postos são obrigados a realizar os testes de qualidade dos combustíveis quando solicitado pelo consumidor, conforme a resolução da ANP, n 09, de 07 de março de 2007.

Muitos de nós sabemos dessa informação, mas na correria do dia a dia nos esquecemos de solicitar, ou mesmo nos falta tempo. Mas não podemos esquecer que combustíveis de má qualidade podem ser extremamente prejudiciais ao motor e sistema de ignição do nosso veículo, e ocasionar sérios prejuízos. Portanto, te orientamos abaixo sobre como é feito o teste de qualidade do diesel.

Materiais necessários, a serem disponibilizados pelo posto de combustível:

· Proveta graduada (1000 ml), limpa e seca

· Densímetro de vidro com escala de 0,800g/mL a 0,850 g/mL e de 0,850g/mL a 0,900g/mL para óleo diesel

· Termômetro de imersão total, tipo “I” aprovado pelo INMETRO

· Tabela de conversão das densidades e dos volumes para os derivados de petróleo (A tabela consta na Resolução CNP nº 6, de 25 de junho de 1970).

Procedimento:


· Lavar a proveta com parte da amostra, descartar e encher novamente com a amostra;

· Em local plano e livre de corrente de ar colocar 1000 ml de diesel na proveta.

· Mergulhar o termômetro, com cuidado para manter a coluna de mercúrio completamente submersa no diesel, e sem tocá-lo nas paredes da proveta.

· Em seguida, introduzir o densímetro limpo e desengordurado, sem tocar as bordas do recipiente. Fazer um leve movimento giratório no densímetro, a fim de atingir rapidamente o equilíbrio, e esse começar a flutuar no líquido.

· Fazer a leitura na escala do densímetro ao nível do líquido, assim como o registro da temperatura mantendo o termômetro imerso no diesel.

· Com auxílio da tabela de conversão das densidades e dos volumes, e de acordo com a temperatura da amostra, converter o valor encontrado para a massa especifica a 20ºC.


Conforme a ABNT NBR 7148 / 14065 as especificações adequadas para o diesel a 20 ºC são:


Massa específica:

S-500: 815 a 865 kg/m³

S-10: 815 a 853 kg/m³

Aspecto:

· Límpido e isento de impurezas

Cor:

S500: vermelho

S10: de incolor a amarelado, podendo ter aspecto amarronzado ou alaranjado devido ao biodiesel

Muito simples, não é? Então, se bater a dúvida sobre a qualidade do combustível, não hesite em solicitar a execução do teste! O nosso objetivo é instruir cada vez mais nossos clientes, pois somente quem garante a qualidade dos seus produtos busca incentivar o consumidor a conhecer e garantir os seus direitos. Portanto, solicite o teste em qualquer uma de nossas unidades! Atestando a qualidade de nosso combustível, temos certeza que você será sempre um cliente fiel à Rede Menor Preço.


FONTES:


RESOLUÇÃO ANP Nº 9, DE 7.3.2007 – DOU 8.3.2007 –RETIFICADA DOU 9.3.2007

RESOLUÇÃO ANP Nº 50, DE 23.12.2013 - DOU 24.12.2013

1.005 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page