Já teve dúvida se a quantidade de combustível que você paga corresponde à que é posta no tanque de seu veículo?
A Rede Menor Preço te orienta sobre a importância e execução do teste de Aferição da Bomba de Combustível, também conhecido como teste de vazão!
Finalidade do teste:
Verificar se a quantidade de combustível sinalizada pela bomba corresponde à quantia que vai para o tanque do seu veículo.
Periodicidade do teste:
A aferição das bombas deve ser realizada em caráter preventivo, em periodicidade determinada por cada estabelecimento, ou quando houver suspeita de falha na operação, dano físico, quando o cliente manifestar dúvidas sobre a quantidade de combustível que foi para o seu tanque, ou em situações de fiscalização.
Procedimento e materiais necessários:
Antes da execução do teste, deve-se isolar a área onde o procedimento será realizado com cones e fitas sinalizadoras, a fim de proibir a circulação de veículos e pedestres no local. É importante também sinalizar o local da boca de descarga do combustível (tanque que fornece gasolina para a bomba) com um cone.
Por questões de segurança, não devem existir pessoas fumando no local, e o colaborador responsável pelo teste deverá estar munido de equipamentos de proteção individual, e não poderá portar aparelho celular ligado ou objetos que possam produzir faísca.
É obrigatório que o estabelecimento disponha de um medidor de volume com capacidade de 20L com régua graduada, em bom estado de conservação, contendo o selo do INMETRO intacto e dentro da validade de verificação. O medidor de volume deverá ser posicionado em frente à bomba, em local plano, e o visor do recipiente deverá estar transparente para adequada visualização de seu conteúdo.
Após descartar o volume de gasolina residual presente na mangueira, a bomba (cujo modelo deve ostentar selo de aprovação pelo INMETRO) deverá ser calibrada para 20 litros, e o bico de enchimento deverá ser introduzido no medidor de volume.
Ao completar a descarga no medidor, recolocar a mangueira no descanso da bomba, aguardar estabilização do movimento do líquido, e realizar a leitura na placa que circunda o visor de nível.
Analisando o resultado:
A leitura no marco zero indica que exatamente 20L foram despejados no medidor, no entanto é considerado aceitável uma margem de erro de 100 ml para mais e 60 ml para menos, conforme Portaria 227/2022 do INMETRO. Caso a leitura apresente valores acima ou abaixo da tolerância, significa que a bomba está desregulada e portanto precisa ser desativada. A penalidade para o estabelecimento pode variar de multas até o fechamento do posto, quando da detecção de fraude nos equipamentos.Vale ressaltar que a desregulagem da bomba pode ocorrer em decorrência do própria utilização, mas a Rede toma todas as medidas necessárias de verificação preventiva para minimizar que isso aconteça.
Após cada teste, despejar o combustível nas respectivas bocas de descarga dos tanques subterrâneos, utilizando um funil de alumínio, evitando derrame do produto. Depois é só recolher os equipamentos e preparar novamente o local para receber nossos clientes!
A Menor Preço, preocupada em garantir sempre a quantidade correta de combustível paga pelo consumidor, realiza o teste diariamente em todas os postos da rede, e está sempre à disposição de todos os clientes para execução do teste sempre que solicitado.
Fontes:
Portaria 227/2022.