É um sistema eletrônico que evita o travamento das rodas em situações de frenagem brusca, e foi criado pela Bosch. A atual versão é eletrônica, e desde 2014 os freios ABS passaram a ser itens obrigatórios para os carros vendidos ou fabricados no Brasil.
Como ele funciona?
No sistema ABS a velocidade dos pneus é monitorada através de uma bomba e sensores, que medem continuamente o movimento das rodas. Durante a frenagem brusca, ao identificar que irá ocorrer o travamento de uma ou mais rodas, o sistema antitravamento atua de forma isolada em cada um dos pneus evitando que isso aconteça. Nesse momento, o condutor vai sentir uma trepidação no pedal do freio, assim como um barulho forte. Isso significa que o ABS está funcionando e não representa um problema, ao contrário do que muitos pensam. Inclusive a forma correta de se usar o ABS é continuar pisando firme no pedal de freio, enquanto ele trepida, até parar ou carro ou atingir a velocidade desejada, e se necessário desviar de obstáculos.
Quais as vantagens do ABS?
Além de evitar que as rodas travem, o ABS possibilita que o condutor mantenha o controle do carro durante a frenagem, e nos modelos mais recentes propiciam também um menor tempo e distância de frenagem em superfície de concreto e asfalto, trazendo ainda mais segurança para o motorista. No freio sem ABS, quando uma ou mais rodas travam, o veículo segue em linha reta e condutor perde o controle do veículo, o que pode ocasionar graves acidentes por colisões. Portanto, essa é a maior e grande vantagem do sistema ABS!
Como identificar falhas no ABS?
Como em qualquer veículo, os seus componentes estão sujeitos a falhas, e necessitam de revisão periódica, preferencialmente de forma preventiva. Desconfie de barulhos ao frenar levemente, e da luz do ABS que permanece acesa no painel. Nesses casos, o recurso antitravamento pode ter parado de funcionar (mas os freios continuam funcionando, então nada de pânico, ok?) ou pode haver apenas um problema eletrônico que fez a luz do painel se manter acesa, e portanto é necessário investigar. Pode também ocorrer problemas nos sensores e acúmulo de resíduos nas rodas fônicas, válvulas solenoides e sensores. Lembre-se sempre de efetuar as revisões do seu carro com profissionais capacitados, especialmente em se tratando de um equipamento de segurança.
Nós da Menor Preço nos preocupamos com a segurança de nossos clientes, e por isso trazemos dicas de como ficar atento aos sinais de problemas em seu veículo.
Fontes:
https://blog.nakata.com.br/problemas-no-freio-abs-saiba-como-identificar-e-resolver-as-falhas-mais-comuns/
Comments